IPVA: saiba mais sobre este imposto

Home - A Viva Educa

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT),  a frota de veículos em circulação no Brasil atingiu, em dezembro de 2023, o total de 119.227.657 unidades. Esses números foram apurados com base no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago no ano passado. Confira mais detalhes sobre este tributo que faz parte das despesas das famílias brasileiras.

O IPVA é obrigatório?

Para a maioria dos proprietários, sim. Há exceções na cobrança porque estão previstas isenções de pagamento para alguns casos, como máquinas agrícolas, veículos antigos ou quando o proprietário é uma pessoa com deficiência.

Para onde vai o dinheiro do imposto

Do total arrecadado em cada estado, 20% é enviado para a União, mais precisamente para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Do valor restante, 40% fica no cofre do respectivo estado e 40% vai para o município de registro do veículo.

Como o imposto é calculado

Cada estado possui norma própria para regulamentar o IPVA, por isso o valor do imposto varia. A cobrança sempre é proporcional ao valor do veículo: quanto mais caro o automóvel, mais caro será o valor da taxa.

Sendo assim, esteja atento aos prazos estabelecidos pelas autoridades de seu estado e certifique-se de reservar os recursos necessários para cumprir com suas obrigações fiscais.

Conteúdos relacionados