A importância de ter uma reserva de emergência

Home - A Viva Educa

Uma pesquisa nacional realizada pela Datafolha em dezembro de 2023 revelou que 67% dos brasileiros não possuem qualquer reserva financeira para lidar com emergências. Pensando na importância desse tema, listamos algumas dicas para ajudar você a guardar dinheiro e ter uma vida mais segura.

Planejamento

Faça uma análise criteriosa das suas finanças para identificar áreas onde é possível reduzir as despesas e aumentar suas economias. Isso inclui identificar aqueles gastos pequenos que, ao longo do tempo, podem corroer seu orçamento.

Valores

Uma dúvida frequente para quem está começando a poupar é qual a quantia ideal. O padrão recomendado varia de três a seis meses de despesas, mas é importante considerar que isso pode variar dependendo da situação financeira pessoal e profissional de cada indivíduo. Por exemplo, para um profissional autônomo, é aconselhável ter uma reserva mais robusta, que pode variar de seis a doze meses de seu custo mensal.

Ter uma reserva de emergência pode impedir que você tome decisões precipitadas, como recorrer a empréstimos, que geralmente vêm acompanhados de juros altos, ou se desfazer de algum bem valioso para cobrir os imprevistos.

Garanta agora mesmo sua reserva de emergência. Faça sua adesão ao Viva Futuro:

https://campanhas.vivaprev.com.br/viva-futuro

 

 

Conteúdos relacionados