A partir deste ano, a prova de vida dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passará a ser realizada de forma automatizada, sem a necessidade de comparecimento físico a uma agência do INSS.
De acordo com o INSS, agora, será possível realizar a prova de vida através de aplicativo para celular, site da Previdência Social ou através de uma central telefônica.
A ideia é utilizar informações já disponíveis no cadastro do beneficiário para confirmar se ele está vivo e, assim, evitar a necessidade de comparecimento físico a uma agência.
O INSS também está trabalhando em outras medidas para agilizar o processo de prova de vida, como a utilização de biometria facial, reconhecimento de voz e digital. Além disso, o instituto disse assumir a responsabilidade de informar aos beneficiários previamente sobre as mudanças e procedimentos a serem seguidos.
De modo geral, pode-se dizer que a medida tem o objetivo de facilitar a vida dos beneficiários, e também reduzir a burocracia envolvida no processo de prova de vida, oferecendo mais segurança no processo.