Plano alternativo é fundamental para o controle financeiro

Home - Notícias

Você provavelmente conhece alguém ou já foi a pessoa que assumiu uma grande dívida a longo prazo. Na hora de financiar um carro em até 48 meses, por exemplo, você se pergunta se dentro desse período algum imprevisto financeiro ou agravamento de saúde irá atrapalhar sua vida?

Segundo informações do portal de notícias financeiras Febraban, que analisou dados coletados de um estudo realizado pela YouGov, quando uma decisão financeira vem à cabeça, o cérebro projeta um futuro baseado nos momentos e cenários recentes.

Por isso, se sua vida financeira está boa e equilibrada, sua projeção do futuro será de uma vida tranquila e estável.

Prevenção contra riscos financeiros
Para muitas pessoas, o menor dos erros na aplicação do dinheiro pode gerar dívidas cumulativas e cada vez mais difíceis de pagar. Por isso, maneiras de como contornar a situação devem estar no alcance das mãos.

Segundo especialistas em educação financeira, o melhor jeito de se manter prevenido(a) é através da reserva de emergência e previdência privada. Em entrevista, o investidor e influenciador Thiago Nigro afirmou que existe grande probabilidade de que a previdência privada seja o melhor veículo de investimento existente para o investidor de longo prazo.

Fazendo uma breve introdução aos conceitos, é possível definir a reserva de emergência como uma quantia de dinheiro reservada para possíveis imprevistos e eventualidades. Como recomendação, pode-se ressaltar que a reserva financeira ideal é aquela que pode assumir todas as suas responsabilidades financeiras durante 6 meses.

Agora, quando se trata de segurança para o futuro, aderir a um plano de previdência complementar se mostra indispensável. Em muitos casos, a previdência complementar se mostra o melhor destino para a aplicação das suas reservas financeiras, pois através dela você estará garantindo uma complementação de renda na sua aposentadoria.

De modo geral, essas duas alternativas vão te ajudar a controlar seus gastos e serão sua carta na manga. Por isso, seja paciente. Tome decisões racionais e evite futuras preocupações financeiras.

Conteúdos relacionados