Os golpes telefônicos são uma ameaça constante com criminosos utilizando estratégias cada vez mais sofisticadas para enganar suas vítimas. Conheça alguns dos golpes mais comuns para se proteger:
Falso motoboy
O golpista se passa por um funcionário do banco, informando que seu cartão foi fraudado. Ele solicita que o cartão seja cortado ao meio e pede a confirmação da senha. Em seguida, informa que um motoboy irá buscar o cartão na sua casa. Mesmo cortado, o cartão ainda pode ser usado para transações, pois o chip permanece intacto.
Acesso remoto ou mão fantasma
Aqui, o golpista se passa por um funcionário do banco e informa sobre movimentações suspeitas na sua conta. Ele alega que é necessário instalar um aplicativo de assistência remota para resolver o problema. Esse aplicativo, no entanto, permite que o criminoso acesse todos os dados do seu dispositivo.
Sequestro de contas de redes sociais e aplicativos
Aqui, o criminoso consegue suas informações de login e senha, assumindo o controle das suas contas para realizar postagens e contatos em seu nome. Para se proteger, crie senhas fortes, não as compartilhe com ninguém e fique atento ao receber mensagens e solicitações de amizade aleatórias e suspeitas.
Sempre desconfie de solicitações incomuns e verifique a autenticidade das mensagens e chamadas recebidas antes de tomar qualquer decisão.