Vale a pena contar só com a aposentadoria oficial?

Home - Institucional Viva

Anos de descanso e o retorno financeiro de uma vida de trabalho. Esse é o sonho de aposentadoria de qualquer trabalhador. Porém, nem sempre o brasileiro se prepara adequadamente para essa nova fase da vida. Alaíce Rego, funcionária aposentada do Ministério da Previdência, onde trabalhou por mais de 20 anos, afirma que “a maioria dos trabalhadores não se prepara para a grande diminuição de salário na aposentadoria”, sentencia Alaíce.

“É uma questão de análise, sempre foi. A quantidade de atendimentos que fiz com pessoas realmente surpresas com o valor de sua aposentadoria foi muito superior à de trabalhadores que entendiam como funciona os cálculos do INSS. A verdade é que a população não recebe educação nesse sentido”, comenta Alaíce.

Além do valor da aposentadoria oficial ser considerado baixo, a aposentada ainda lembra da burocracia que muitas vezes causa demora para que o trabalhador consiga se aposentar.

“É preciso esclarecer que, para uma boa compreensão do sistema previdenciário brasileiro, é preciso agir com antecipação. A quantidade de funcionários que precisam entrar com recursos para cumprirem com seus anos laborais na iniciativa privada é surpreendente.”

Para Alaíce, que esteve protegida por seu regime de trabalho, sendo concursada em esfera federal, o processo é mais simples e necessita fundamentalmente de duas etapas: tempo de serviço e cumprimento de horas.

“Para o trabalhador da iniciativa privada, o processo de análise da aposentadoria dura, em tese, 90 dias. Contudo, somadas as etapas de elegibilidade, a burocracia durava em média 7 meses, quando tudo estava certo. É claro que, conforme os anos se passaram e a tecnologia passou a favorecer o trabalho, o processo ficou mais otimizado, mas, isso não alivia o fluxo muito desigual de funcionários versus assistidos aguardando atendimento”, analisa a agente administrativa do Ministério da Previdência.

Investindo em um futuro tranquilo

Aposentada apenas com recursos do INSS, Alaíce não está satisfeita com sua aposentadoria, mesmo contando com a garantia de salário igual ao do edital de aprovação do seu concurso. Para ela, um plano de previdência complementar é a saída para uma aposentadoria mais tranquila. “A gente precisa viajar e aproveitar sem preocupações o fim dos anos de trabalho e, com planejamento e o investimento certos, a vida é muito mais tranquila”, enfatiza.

E você?

Já pensou sobre sua aposentadoria hoje?

 

Conteúdos relacionados