Parcelar a fatura ou pagar o mínimo? 

Home - Notícias

Se você acabou comprando mais do que devia com o cartão de crédito e está desesperado(a), se sentindo sem muitas alternativas para pagar a fatura, chegou a hora de se organizar.

 

Neste ponto, você deve estar se perguntando qual é a melhor opção para sair dessa situação, “parcelar a fatura ou pagar o mínimo?”, não é mesmo? Então, primeiramente, entenda o que acontece quando você escolhe cada um dos lados dessa bifurcação.

 

Pagamento mínimo do cartão

Ao escolher essa opção, você está sujeito(a) a comprometer o limite máximo do seu cartão, visto que o banco só liberará o crédito equivalente ao valor que foi pago na sua fatura.

 

Entretanto, há também seus benefícios, pois ao optar pelo pagamento do mínimo, você evita que seu nome seja incluído nas listas das instituições de proteção ao crédito e que seu cartão seja bloqueado. Além disso, o pagamento mínimo também possibilita a quitação do restante da fatura no mês seguinte, dando a você mais tempo para se preparar financeiramente.

 

Parcelamento da fatura do cartão

Caso opte por essa opção, você terá de pagar juros. Além disso, terá restrições de limite semelhantes às impostas no pagamento mínimo do cartão.

 

Já em relação aos benefícios, os termos são praticamente os mesmos. Utilizando essa estratégia, você evita que seu cartão de crédito seja bloqueado e garante mais alguns meses para poder realizar o pagamento total de determinada compra.

 

O que fazer?

Finalmente, a pergunta que não quer calar: parcelar a fatura ou pagar o mínimo?

Pondere.

Ao contrair uma dívida tão passível de juros altos, o ideal é se planejar.

Analise se, com o pagamento mínimo neste mês, há possibilidade de quitação da dívida no próximo.

 

Caso não haja, evite esta opção e parcele a fatura.

O pagamento mínimo pode gerar mais juros se não for bem utilizado.

No entanto, lembre-se: A melhor estratégia está no combate a esse tipo de situação. Quite sua dívida sem utilizar o crédito até que tudo volte à normalidade.

 

Conteúdos relacionados