Confira 5 itens que você provavelmente esquece de colocar no orçamento

Home - A Viva Educa

Ao montar um orçamento para o mês, é comum ter as contas de água, luz e aluguel como prioridade. Depois disso, é normal reservar uma parcela do salário para gastos com internet, compras de supermercado e combustível. 

 

Por fim, muitas das pessoas espertas sempre lembram de separar boas quantias para investir e garantir suas aposentadorias complementares. 

 

Mesmo assim, com todo esse cuidado, um grande número de pessoas esquece de colocar um item ou outro e acaba tendo complicações no final do mês. Para evitar isso, fique ligado e veja alguns dos itens que, provavelmente,  você esquece de colocar no orçamento:

 

Refeições

Não se tratando das refeições feitas em casa, mas, sim, das refeições feitas em lanchonetes, restaurantes e rodízios. Nesses ambientes tão receptivos, sua carteira se abre de maneira tão generosa que você talvez nem perceba.

 

Mimos 

Quem nunca sentiu a necessidade de comprar um presentinho para si mesmo depois de um dia estressante no trabalho, um término de relacionamento ou depois de ter visto seu time perder uma grande final? Afinal, o desejo de consumir está associado à necessidade de suprir algum tipo de vazio, seja ele material ou emocional.

 

Presentes 

Aquelas datas tão sagradas que, uma vez por ano, exigem alguns esforços financeiros podem desestabilizar seu orçamento.

 

Lazer

Assistir a um filme em casa, ir ao cinema, tomar um sorvete ou ver seu time jogar: seja lá onde for, momentos de descontração para passar sozinho(a) ou com as pessoas que você ama exigem dinheiro.

 

Emergências

Situações como essa, você não escolhe. Tudo pode acontecer, desde um pneu furado a um remédio para tosse ou até mesmo um amigo que precisa de um empréstimo com urgência. 

 

Mesmo que pouco, todas as situações citadas acima exigem algum tipo de gasto. Por isso é importante ter em mente que o orçamento deve ser pensado e montado de maneira confortável. Assim, você não terá preocupações quando algum gasto esquecido ou situação inusitada bater à porta.

 

Conteúdos relacionados