Siga essa receita e tenha sossego financeiro garantido no futuro.
Muitas pessoas têm o sonho de ter uma casa própria, um carro ou até mesmo de viajar para o exterior e conhecer vários pontos turísticos espalhados pelo mundo. Entretanto, estes sonhos são obstruídos pela má administração dos recursos financeiros.
Por isso, se você tem dificuldades para manter sua poupança mensalmente, aqui vão 3 dicas infalíveis para te ajudar a guardar dinheiro para o futuro:
Passo 1: Seja consciente
O primeiro passo é fazer uma análise introspectiva e conseguir visualizar se seus gastos condizem com seus ganhos.
Na terceira etapa dessas dicas, serão feitas algumas sugestões de valores. Por isso, foque em absorver a essência do passo 1 e identificar seu perfil.
Se você gasta um pouco mais do que ganha, precisa urgentemente listar prioridades e cortar gastos desnecessários. Com algum tempo e esforço, você terá um consumo condizente com seus ganhos e estará apto para seguir para o próximo passo.
Se você possui um consumo consciente que condiz com seus ganhos, já tem 50% do que é necessário para economizar dinheiro. Ao final de cada mês, basta visualizar se existe alguma folga nos gastos e guardar uma pequena quantia.
Passo 2: Elimine seus cartões de crédito
O cartão de crédito foi criado com o propósito de facilitar transações financeiras, dando a você um maior poder de compra. Entretanto, usar o cartão de crédito compulsivamente pode ser fatal!
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, a maior fonte das dívidas no Brasil é o cartão de crédito.
Por isso, se você quer se livrar das dívidas e ter espaço para guardar dinheiro, livre-se do cartão de crédito.
Passo 3: Crie uma conta poupança
Tendo seguido todos os passos anteriores, criar uma poupança e guardar um percentual do seu dinheiro será seu próximo passo.
Não existe muito segredo quando se trata de guardar dinheiro, o problema real mora em pensamentos: “Dessa vez, eu não vou conseguir guardar” ou “Surgiu uma emergência, vou precisar gastar as minhas economias”. Veja bem, emergências sempre irão surgir e, se você não começar a guardar dinheiro hoje, não vai conseguir guardar nunca. Você precisa estar no controle das suas finanças.
Imagine um cenário em que você precise mudar de emprego e receber uma quantia menor. Neste cenário, você sobreviveria? Se a resposta for sim, então você também é claramente capaz de guardar pelo menos, 5% do seu salário.
Uma estratégia interessante para começar uma poupança é utilizar o método 15-35-50, com isso você direciona seu dinheiro para três funcionalidades principais: 50% para os gastos essenciais, 35% para manter seu padrão de vida (lazer, cultura, esportes) e 15% para poupar e investir.
Portanto, agora que você sabe a importância de guardar dinheiro e o impacto que pequenas atitudes causam no fim do mês, adote essas dicas para economizar. Armazene recursos e, no futuro, aproveite os frutos da sua perseverança.