2023 será o ano do Real Digital?

Home - Notícias
  • Em meados de outubro do ano passado, circulava a notícia de que a produção das primeiras unidades da criptomoeda nacional idealizada pelo Banco Central, o Real Digital, seria iniciada. Entretanto, essa informação estava equivocada.

 

Na realidade, o início da circulação dos protótipos do Real Digital está previsto para o primeiro semestre deste ano. Essa informação foi confirmada pela Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac).

 

De todo modo, a Fenasbac também confirmou que a versão oficial, direcionada a todos os públicos, só deverá ser lançada em 2024. Sendo assim, ainda é necessário esperar bons resultados das análises de receptividade dos usuários, durante as fases de teste.

 

Mas, afinal, o que é o Real Digital?

De maneira resumida, o Real Digital é uma nova espécie de moeda brasileira, com usabilidade exclusiva para a internet. Ou seja, ela tem um formato diferente do que é conhecido atualmente, em papel ou em moedas físicas; mas em termos de usabilidade, será extremamente familiar.

 

Ah, e é claro, a versão digitalizada da moeda brasileira terá paridade com a versão física. Ou seja, 1 Real Digital sempre valerá 1 Real.

 

Você deve estar se perguntando “E o que muda no meu dia a dia?”. A resposta é simples: por enquanto, nada. No futuro, é possível que o Real Digital reforce os conceitos de Open Banking e digitalização financeira, dando ao usuário ainda mais controle sobre seus dados pessoais em instituições bancárias.

 

Conteúdos relacionados