Você sabe qual é o trabalho de um naturólogo?

Conte com esse profissional para ajudar a sua saúde

As técnicas naturais têm sido cada vez mais bem aceitas e existe um profissional exclusivo para esse tipo de tratamento: o naturólogo. É ele que estuda, analisa, ensina e utiliza métodos naturais que combatem doenças e proporcionam melhoria no bem-estar.

Saúde e meio ambiente caminham juntos quando se fala em naturologia, a harmonia e o equilíbrio são fatores chaves para a utilização da natureza como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, os naturólogos usufruem dos bens naturais de maneira consciente.

Para fazer o bacharel em naturologia eles estudam durante quatro anos e meio. Na grade curricular tem atividades práticas e teóricas em terapias relacionadas à medicina tradicional chinesa e à ayurveda, de tradição indiana. Um dos objetivos da graduação é descobrir alternativas para tratamentos da indústria farmacêutica ocidental. 

Existem diversas áreas de atuação para o nutrólogo, conheça algumas e veja como elas podem ser benéficas para a sua saúde:

Aromaterapia

Você já deve ter visto em casas de produtos naturais aqueles óleos essenciais que basta sentir o cheiro e você já tem um alívio imediato na respiração, por exemplo. Esses produtos fazem parte da aromaterapia, são capazes de estimular diferentes partes do cérebro.

Você sabia que o óleo essencial de alecrim pode ajudar com o cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares? Os naturólogos estudam os aspectos de várias plantas para chegar nessas soluções.

Cromoterapia

Aqui temos a terapia das cores, na qual são utilizadas cores e luzes para tratarem doenças. De acordo com os naturólogos, cada cor tem vibrações e propriedades terapêuticas próprias que podem acessar o interior do paciente, influenciando até o sistema nervoso.

O vermelho, por exemplo, é uma cor estimulante. Se utilizada da maneira correta, pode ativar os cinco sentidos, o sistema nervoso central, o fígado e ajudar na produção dos glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Fitoterapia

Como já vimos, as plantas são uma das principais aliadas do naturólogo. Na fitoterapia, qualquer parte da planta pode ser utilizada para a produção de medicamentos e combate de doenças. 

A camomila, por exemplo, possui ação anti-inflamatória, combate doenças estomacais e intestinais, atua como sedativa no sistema nervoso central, além de possuir propriedades antioxidante e anti séptica. 

Hidroterapia

Essa área consiste no tratamento por meio da água. Por meio de técnicas de fisioterapia, os profissionais atuam em piscinas cobertas e aquecidas com os mais diversos tipos de pacientes e complicações.

Entre os benefícios da hidroterapia está relaxamento muscular, alívio de dores, estímulo do sistema nervoso provocando sensação de bem estar e ânimo. 

A profissão de naturólogo ainda é recente no Brasil e apesar de eles atuarem majoritariamente em clínicas multidisciplinares e spas, alguns profissionais já trabalham também no Sistema Único de Saúde (SUS). Você pode procurar um naturólogo na sua cidade, além disso, a Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) dispõe de um catálogo de associados que ajuda a localizar esses profissionais. 

Tags: qualidadedevida saúde

Veja mais