Série #13°salário: 5 caminhos para usá-lo de maneira inteligente

Saiba quais são as melhores opção para direcionar essa quantia

Trabalhadores empregados com carteira assinada têm direito ao 13º salário, cuja primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro. E essa quantia extra de dinheiro pode ser muito bem-vinda no orçamento, especialmente se for usada com inteligência.

Se você tem direito ao benefício, confira algumas dicas que vão ajudar o seu dinheiro a render.

Em primeiro lugar, analise a sua vida financeira

O final do ano é um ótimo momento para fazer um balanço da sua vida financeira e, com base nos meses que já passaram, fazer uma projeção de gastos e renda para o ano que ainda vai vir.

Antes de sair gastando ou comprometendo a renda 13º salário, faça um estudo das suas finanças e defina as suas prioridades para o ano que vem.

Se você está envidado, tente renegociar as suas dívidas

O dinheiro do 13º pode representar uma ótima oportunidade para quitar suas dívidas. Mas, para aproveitar ao máximo a quantia que você vai receber, tente negociar a sua dívida antes de saldá-la. Dependendo do valor da sua dívida, isso pode ser importante para que você consiga pagar a quantia integral.

Caso esteja estudando ou possua filhos em idade escolar, invista nos custos escolares

Sabemos que o custo dos materiais escolares e da renovação anual de matrícula pode ser pesado no bolso dos pais ou dos estudantes. Por isso, se você não tem dívidas para saldar, adiantar a compra de materiais como cadernos, mochilas e livros ou reservar o valor para o pagamento da matrícula pode ser uma boa ideia.

Reserve dinheiro para os impostos

Outra possibilidade para economizar dinheiro é separar o dinheiro para pagamentos que você já sabe que vai ter que realizar no ano que, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Se você não precisa da quantia, invista em uma reserva de emergência

Caso ainda sobre dinheiro, talvez seja uma boa ideia investir em uma reserva que deve ser usada para emergências e imprevistos, como uma doença na família, um defeito no carro ou na sua casa, por exemplo.

Se você já tem essa reserva, procure aplicar o dinheiro em investimentos financeiros. Dessa forma, o seu dinheiro rende, e você inicia o seu 2021 com tranquilidade e segurança financeira.

Tags: 13 salario finanças planejamento finaceiro

Veja mais