Mudanças nos hábitos de consumo podem salvar a Camada de Ozônio

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cada 1% de destruição da camada de ozônio causa 50 mil novos casos de câncer de pele

Em 16 de setembro, comemora-se o Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio. A Camada de Ozônio é uma proteção natural que envolve o planeta Terra e protege seres humanos, animais e plantas dos perigos dos raios ultravioletas (UVB ou UVA).

A data é uma celebração ao Protocolo de Montreal, criado em 16 de setembro de 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com adesão de 197 países que concordaram em reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio, como clorofluorcarbonos (CFC) e os hidroclorofluorcarbonos (HCFC). Esses gases são utilizados na fabricação industrial de itens como aerossóis, ares-condicionados, isolantes, equipamentos de refrigeração e produção de materiais plásticos.

Por isso, além das ações dos governos, das empresas e da indústria, é importante que as pessoas procurem contribuir para a diminuição dos danos causados à camada de ozônio.

Algumas atitudes individuais simples podem fazer a diferença:

Dê preferência a formas coletivas ou alternativas de transporte

Veículos liberam gases nocivos à camada de ozônio. Por isso, sempre que puder, caminhe ou ande de bicicleta, e, quando isso não for possível, opte por transportes coletivos, como ônibus, metrô ou sistema de caronas.

Esteja atento aos seus eletrodomésticos

Quando o ar-condicionado da sua casa ou escritório não recebe a manutenção correta, o aparelho pode liberar gases CFC para a atmosfera. Por isso, fique atento à manutenção do seu aparelho.

Já os refrigeradores antigos podem conter gases CFC embutidos na sua fabricação. Mas isso é mais comum em equipamentos antigos, por isso, confira as informações do seu fabricante e, se possível e necessário, troque o seu aparelho refrigerador.

Separe o lixo corretamente

Quando baterias e pilhas são descartadas incorretamente, metais pesados podem ser liberados na atmosfera. Por isso, separe o seu lixo de forma correta e procure um posto de descarte para esse tipo de material.

Extra: Evite danos à sua saúde      

Para se prevenir dos danos dos raios ultravioleta, utilize filtro solar diariamente, mesmo dentro de casa.