Aposentados e pensionistas do INSS não receberão 13° salário em dezembro

Entenda as mudanças no pagamento do benefício que ocorreram neste ano

Neste ano, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não vão receber o 13º salário em dezembro. Isso vai acontecer porque, por conta da pandemia do novo Covid-19, as duas parcelas serão pagas no primeiro semestre.

Em geral, a primeira parcela é paga em julho, mas, neste ano, foi paga entre abril e maio. A segunda, em geral, é paga em dezembro, mas neste ano, foi paga entre abril e junho.

Essa antecipação do benefício foi uma das medidas que fazem parte das políticas emergências para conter os efeitos negativos da pandemia. Caso essa situação não se repita mais no ano que vem, as duas parcelas devem ser pagas de forma normal, em julho e dezembro de 2021.

Projeto para pagamento do 14º salário

Outra proposta de caráter emergencial relacionada ao combate dos prejuízos causados pelo coronavírus é o pagamento de um 14º salário aos aposentados e pensionistas. Por enquanto, o Projeto de Lei nº 3.657, de julho de 2020 segue em votação no Senado. Caso seja aprovado, vai passar pela Câmara dos Deputados. Se conseguir a maioria simples dos votos, deve seguir para sanção presidencial.

Tags: 13salario aposentados pensionistas

Veja mais